O Desenho Recriando Paisagens

Este é mais um dos nossos trabalhos de Pesquisa e Extensão, vinculado a Educação Patrimonial. Iniciamos esta metodologia da interatividade que utiliza o DESENHO, como material didático em 2017. Já aplicamos em nossas ações de extensão nas escolas de ensino básico.       

Agora estamos disponibilizando no Site com mudanças e adaptações com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de trabalhos dentro de suas casas, neste período de QUARENTENA, em isolamento social, por contingência do COVID-19 / Coronavírus.   

Definimos o DESENHO como nosso instrumental didático, posto por meio de exemplos criados, imagens de conjuntos de fachadas, onde representamos a paisagem construída da Cidade.

Nosso foco será estimular a lembrança da RUA, desenhar com a “memória do olhar”, pois VOCÊ está dentro de casa, cumprindo o isolamento social.

Indicamos dois procedimentos:

1º atividade será: completar e ou colorir as imagens, que estão arquivadas nesta página; são conjuntos de fachadas, que podem ser impressas ou copiadas. Ao desenhar você poderá avaliar a sua capacidade de observar e reproduzir o objeto, no caso uma fachada. O importante é não ter “medo” de fazer o desenho, complementar a composição apresentada, que deverá ser feita a mão livre. O importante é a criatividade, livre para incluir elementos novos na imagem: vegetação, figura humana, formas abstratas ou figurativas (lembra dos painéis / grafismo / arte gráfica…..). Para ajudar você no desenvolvimento dos SEUS desenhos, incluímos alguns exemplos. 

Recomendo o uso de lápis grafite e lápis para colorir. Se você desejar, ao terminando o seu desenho, fotografe com o seu celular e mande a imagem para o site, com a identificação do seu primeiro nome, idade e um pequeno texto.

2º atividade tem o objetivo de:  incentivar a memória da sua paisagem, que passa por você no seu dia a dia, quando anda pela RUA. A lembrança DO LUGAR ONDE VOCÊ HABITA, ou melhor, VIVE.  Tente reproduzir, desenhar a “sua” paisagem; desenhe a fachada do local onde mora (a casa, o prédio, o conjunto de fachadas…).  

Fique  à vontade para desenhar, o importante é estímulo da criatividade e do afeto com as construções que representam o patrimônio edificado da SUA RUA, do bairro, que em conjunto compõem as múltiplas paisagens urbanas da cidade onde habitamos, fortalecendo a ideia de pertencimento ao lugar , que leva ao respeito do coletivo.

Concluído esta 2º tarefa, se também desejar, usar os mesmos procedimentos da 1º atividade: fotografe como seu celular e inclua no site                  

www.patrimonioedificado.com

VAMOS PASSAR POR ESTA PANDEMIA!

ABRAÇO, Professores: Luiz Neves e Equipe de Alunos.

  • TRABALHOS
  • EXEMPLOS